CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 08/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO II SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

A II Semana Municipal de Conscientização do Autismo foi um evento marcante que ocorreu no município de Itaú, durante os dias 2 a 5 de abril de 2024. Com o objetivo de promover uma maior compreensão e aceitação da condição do autismo e também o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), a semana foi um marco na promoção da inclusão e na disseminação de informações sobre esses transtornos.

As atividades planejadas para a semana foram diversificadas e abrangentes, visando atingir diversos públicos e promover uma reflexão coletiva sobre esses transtornos. Desde palestras educativas ministradas por profissionais da área da saúde e especialistas em autismo, até workshops práticos voltados para familiares e cuidadores, o evento ofereceu uma gama de oportunidades para aprender e compartilhar experiências.

Esses momentos foram essenciais para quebrar estigmas e preconceitos, proporcionando uma visão mais ampla e inclusiva da diversidade neurocognitiva.

Ao final da semana, ficou evidente que a conscientização sobre o autismo e TDAH não se limita apenas a uma data específica, mas sim a um processo contínuo de educação e sensibilização.

Estamos trabalhando para construir uma Itaú mais inclusiva e acolhedora para todos!

#Saúde 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO GRUPO DE ATIVIDADE FÍSICA: VIDA SAUDÁVEL

GRUPO DE ATIVIDADE FÍSICA: VIDA SAUDÁVEL

Estamos com um novo cronograma das atividades físicas nos bairros de nosso município!

E temos uma novidade, arraste para o lado >>>

Funcional KIDS!

A ideia por trás desse movimento é proporcionar oportunidades acessíveis para que todos os cidadãos possam adotar hábitos de vida mais saudáveis!

Incentivando os cidadãos de Itaú a adotarem um estilo de vida ativo e saudável. Este não é apenas um grupo, mas uma comunidade comprometida com o bem-estar de seus membros. Juntos, vamos construir um futuro mais saudável, vibrante e unido para Itaú!

#Saúde 22/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Audiência Pública sobre “Transparência acerca do uso de recursos financeiros na saúde”

O Prefeito Municipal de Itaú, Francisco André Regis Júnior, TORNA PÚBLICO e convida toda à população a participar da Audiência Pública sobre "Transparência acerca do uso de recursos financeiros na saúde" do Município de Itaú-RN, referente ao 3º quadrimestre de 2023, a ser realizada no dia 26 de fevereiro de 2024 (Segunda), a partir das 14hrs, na Câmara Municipal.

#Saúde 07/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SOMOS A 12º MELHOR ATENÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO RN NO PREVINE BRASIL!

SOMOS A 12º MELHOR ATENÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO RN NO PREVINE BRASIL!

De acordo com os Resultados dos Indicadores do Programa Previne Brasil, entre os 167 municípios do RN, Itaú está no ranking em 12º lugar com MELHOR ÍNDICE NA ATENÇÃO BÁSICA DA SAÚDE (Previne Brasil). Nós também estamos entre os 1000 melhores índices do Brasil, em 640º lugar!

O resultado é reflexo da qualidade dos serviços que a Atenção Básica Primária à Saúde vem ofertando a nossa população!

Parabéns aos servidores que contribuíram para este resultado!

#Saúde 29/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO GRUPO VIDA SAÚDAVEL: Atividade física nos bairros de nossa Itaú!

E SE CADA BAIRRO TIVESSE SEU GRUPO DE ATIVIDADE FÍSICA? ??

A Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a Secretaria da Mulher de nosso município, realiza a criação do GRUPO VIDA SAUDÁVEL: Atividade física nos bairros de nossa Itaú! ??

Este projeto ambicioso surge como resposta à crescente necessidade de promover estilos de vida ativos e saudáveis em cada bairro da cidade. A ideia por trás desse movimento é proporcionar oportunidades acessíveis para que todos os cidadãos possam adotar hábitos de vida mais saudáveis. ??

A diversidade de atividades visa não apenas promover a saúde física, mas também fortalecer os laços sociais e promover um senso de comunidade. Incentivando os cidadãos de Itaú a adotarem um estilo de vida ativo e saudável. Este não é apenas um grupo, mas uma comunidade comprometida com o bem-estar de seus membros. Juntos, vamos construir um futuro mais saudável, vibrante e unido para Itaú. ??????

??? O projeto terá início dia 01/02! Venha fazer parte! ??

#Saúde 26/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO COMUNICADO IMPORTANTE

COMUNICADO DE FINAL DE ANO!

De acordo com o decreto n° 185/2023, informarmos que no período de 25/12/2023 até 02/01/2024 acontecerá o recesso de final de ano na Secretaria de Saúde.

Os atendimentos nas unidades de saúde retornará no dia 02/01/2024. Nesse período mantém os serviços essências de urgência e emergência (Hospital Marcolino Bessa). Atendimentos no período de 26 a 29 de dezembro será de 07h às 11h e de 13h às 17h.

#Saúde 22/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO II GINCANA SAUDÁVEL PROTEJA

PROTEJA: Programa que o município aderiu em 2021, que tem o objetivo de diminuir o índice de obesidade infantil!

Na última segunda-feira, 18/12, foi realizada a II GINCANA SAUDÁVEL, sobre alimentação saudável para as crianças inseridas no programa.

Momento de muita diversão e aprendizado!

#Saúde 22/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO MUTIRÃO DE ATENDIMENTOS ORTOPÉDICOS

A Administração Pública Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 21 e 22/12, um MUTIRÃO DE ATENDIMENTOS ORTOPÉDICOS!

Sempre com compromisso e empenho, a pasta de consultas ortopédicas foi ZERADA! Proporcionando a população um serviço digno, ágil, especializado e eficiente!

Estamos construindo uma nova história!

#Saúde 30/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO DIA DE PEQUENAS CIRURGIAS NO MUNICÍPIO DE ITAÚ!

A Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, pequenas cirurgias, para atender a população que necessita de pequenas intervenções cirúrgicas, serviço este de extrema importância na assistência aos usuários do SUS.

Foram realizados 28 atendimentos, onde alguns dos pacientes precisaram passar por mais de um procedimento cirúrgico.

Esse é um serviço muito importante para a população de nosso município, pois dará vazão às longas filas de espera de pequenas cirurgias. Além do mais, esses atendimentos estão sendo prestados sem que os pacientes precisem se deslocar para fora!

#Saúde 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO ATENDIMENTO ESPECIALISTA NA NOSSA CIDADE!

ATENDIMENTO ESPECIALISTA NA NOSSA CIDADE!

Hoje foi dia de ORTOPEDISTA, visando proporcionar acesso facilitado a serviços médicos especializados, promovendo saúde e o bem-estar da população Itauense, sem que precisem se deslocar para grandes centros urbanos a fins de conseguirem ter um atendimento digno e especializado!

Administração Pública Municipal,

Construindo uma nova história!

#Saúde 07/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO NOVEMBRO AZUL

Durante o mês de novembro, de segunda a sexta-feira, estamos agendando o exame de PSA!

Aquelas pessoas que tem requisições e indicações de realizar o exame, procurar o laboratório municipal!

#Saúde 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO NOVEMBRO AZUL!

NOVEMBRO AZUL!

Novembro Azul é um mês destinado a prevenção do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto ou fazer os exames preventivos.

Cuidar da saúde também é papel de homem e a prevenção é o melhor caminho!

#Saúde 31/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO CAMPANHA OUTUBRO ROSA!

A Administração pública municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante o mês de Outubro a Campanha #OutubroRosa!

Foram vários atendimentos realizados voltados a saúde das nossas mulheres!

A conscientização do câncer de mama é de suma importância para o seu tratamento precoce e principalmente, a sua cura. Hoje, esse câncer não é mais uma sentença, a taxa de cura é cada vez mais alta e a paciente pode levar sua rotina com qualidade de vida e bem-estar.

#Saúde 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO III EDIÇÃO DO CHÁ DAS ROSAS

A Administração pública municipal de Itaú através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a III edição do Chá das Rosas, com o público de mulheres de nosso município que venceram/estão vencendo a batalha contra o câncer de mama!

Foi um momento único, lindo e de partilhar vivências, conversas e superação!

Lindas, fortes e corajosas!!

Prefeitura Municipal de Itaú, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, cuidando de nossas mulheres!

#Saúde 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Audiência Pública sobre “Transparência acerca do uso de recursos financeiros na saúde”

O Prefeito Municipal de Itaú, Francisco André Regis Júnior, TORNA PÚBLICO e convida toda à população a participar da Audiência Pública sobre "Transparência acerca do uso de recursos financeiros na saúde" do Município de Itaú-RN, referente ao 2º quadrimestre de 2023, a ser realizada no dia 30 de Outubro de 2023 (Segunda), a partir das 14hrs, na Câmara Municipal.

#Saúde 05/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO 120 EXAMES DE ULTRASSONOGRAFIA NO MÊS DE SETEMBRO!

+ SAÚDE!

Durante o mês de setembro foram realizados mais de 120 exames de ultrassonografia! Ajudando assim a prevenir e diagnosticar eventuais problemas de saúde!

É a Administração Pública Municipal de Itaú trabalhando pela saúde e bem estar de seu povo!

#Saúde 02/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo ilumina a importância de empatia e do apoio na prevenção ao SUICÍDIO.

Precisamos enquanto indivíduo e sociedade falar, ouvir e cuidar desse tema. Sua vida importa!

#Saúde 24/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO AGOSTO LILÁS

Estamos em Agosto. Neste mês, é celebrado o #AgostoLilas - mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

A prevenção da violência de gênero é necessária para que ela não ocorra em primeiro lugar. Mas quando ela ocorre, os serviços essenciais devem atender às necessidades das mulheres e meninas, e a justiça deve ser implacável na defesa de seus direitos.

Administração Pública de Itaú, lutando pela conscientização ao fim da violência contra mulher.

#Saúde 24/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO NOVO EQUIPAMENTO PARA A VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Secretária de Saúde Márcia Carvalho juntamente com a Técnica da Vigilância Sanitária do município, Jeane Paiva, participaram do evento na VI URSAP em Pau dos Ferros para entrega de um novo equipamento que o município foi contemplado!

O colorímetro é um equipamento analítico de fundamental importância usado pela vigilância sanitária para coleta e análise da água que a população consome, para identificar se existe ou não contaminação na água consumida pela população!

#Saúde 15/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO AQUISIÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS

A Administração Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Saúde investiu em recursos lúdicos. São equipamentos modernos e didáticos para aperfeiçoar o trabalho da Equipe Multiprofissional.

Fonoaudiologia

Nutrição

Psicologia

Eles contribuem na análise comportamental, facilitam o processo de desenvolvimento, estimulam a interação, o interesse e as capacidades dos pacientes.

#Saúde 02/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO O MELHOR PARA SAÚDE DE NOSSO MUNICÍPIO!

O MELHOR PARA SAÚDE DE NOSSO MUNICÍPIO!

Das cidades do estado do Rio Grande do Norte que irão receber os recursos, Itaú está entre as 5 contempladas e irá receber R$ 358.000,00 destinados a atenção especializada à saúde!

Esses investimentos são de muita importância para se ter serviços de qualidade na saúde em nosso município!

Seguimos avançando!

#Saúde 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE.

Relatório de Gestão Quadrimestral referente ao 1º Quadrimestre do ano de 2023, do Sistema Municipal de Saúde de Itaú/RN.

#Saúde 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO CONVITE AUDIÊNCIA PÚBLICA - Transparência acerca do uso de recursos financeiros na saúde

O Prefeito Municipal de Itaú, Francisco André Regis Júnior, TORNA PÚBLICO e convida toda à população a participar da Audiência Pública sobre "Transparência acerca do uso de recursos financeiros na saúde" do Município de Itaú-RN, referente ao 1º quadrimestre de 2023, a ser realizada no dia 11 de Julho de 2023 (Terça), a partir das 14hrs, na Câmara Municipal.

#Saúde 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO FUNCIONAMENTO DA NOVA SEDE DA FARMÁCIA BÁSICA

| COMUNICADO |

Prezados usuários, a Secretaria Municipal de Saúde informa a população que a partir dessa terça-feira, 06/06, a Farmácia Básica Municipal passará a funcionar em novo endereço!

Rua João Alves, 195, Centro - Itaú/RN

Horário de funcionamento:

07 às 12h

13 às 16h

#Saúde 02/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA FARMÁCIA BÁSICA!

Na tarde dessa segunda-feira, a Prefeitura Municipal de Itaú, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram a Inauguração da nova sede da Farmácia Básica Municipal!

Funcionará das 7h às 12h e das 13h às 16h!

A Farmácia Básica Municipal fica localizada na Rua João Alves, Nº 195 - Centro! (Por trás do Mercado Público Municipal)

#Saúde 19/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PSICOLOGIA - FONOAUDIOLOGIA - NUTRICIONISTA NA UBS MÃE ARLINDA

ATENÇÃO!

Os serviços de:

- Psicologia

- Fonoaudiologia

- Nutricionista

Estão acontecendo na UBS MÃE ARLINDA de acordo com a escala acima!

#Saúde 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO IMERSÃO EM TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO OFERTADO PELA GVITTA

Durante o dia de hoje, 12/05, foi ofertado um curso aos nossos Profissionais da Saúde da Atenção Básica.

Teve como tema: Imersão em Transtornos de Neurodesenvolvimento.

Foi promovido pela Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Gvitta (educação em saúde).

#Saúde 03/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO FORAM +DE 5 ESPECIALIDADES NOS ATENDIMENTOS SÓ NO MÊS DE ABRIL!

ITAÚ SEGUE AVANÇANDO NA SAÚDE!

FORAM +DE 5 ESPECIALIDADES NOS ATENDIMENTOS SÓ NO MÊS DE ABRIL!

1. Cardiologista

2. Ecocardiograma

3. Psiquiatra

4. Neurologista

5. Reumatologista

A Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante o mês de Abril vários atendimentos com médicos especialistas no município, frisando assim, a importância de manter o serviço dentro do território para que as pessoas não precisem se deslocar para fora! Mantendo o compromisso em fazer uma melhor rede de saúde pública para a população Itauense com tratamento digno e especializado!

#Saúde 24/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁROA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DO ANO DE 2023

Aconteceu hoje a nossa Segunda Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde do ano de 2023, a mesma ocorreu no dia 24 de Abril de 2023 ás 15:00hs da tarde, na sede do conselho municipal de saúde, localizado na rua Fausto Pinheiro, Itaú-RN.

Tendo como pauta: Relatório da Conferência Municipal de Saúde; Descentralização da Farmácia Básica; Termo de Ajustamento de Conduta (TAC); Criação da Comissão de acompanhamento das políticas públicas.

#Saúde 20/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DO ANO DE 2023

Terceira Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde do ano de 2023, que ocorrerá no dia 24 de Abril de 2023 ás 15:00hs da tarde, na sede do conselho municipal de saúde, localizado na rua Fausto Pinheiro, Itaú-RN. Tendo como pauta: Relatório da Conferência Municipal de Saúde; Descentralização da Farmácia Básica; Termo de Ajustamento de Conduta (TAC); Criação da Comissão de acompanhamento das políticas públicas.

#AssistênciaSocial 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PERÍODO PARA ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DA VIGÊNCIA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

A Prefeitura Municipal de Itaú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que está em aberto o período para acompanhamento das condicionalidades de saúde da Vigência do Programa Bolsa Família 2023 (peso, altura e vacinação). E para permanecerem, as famílias precisam cumprir esses compromissos para continuar sendo beneficiárias do programa assistencial.

As condicionalidades são:

- Cumprimento do calendário nacional de vacinação;

- Acompanhamento do estado nutricional (peso e altura) dos beneficiários menores de 7 anos;

Procure a Secretaria de Saúde ou o seu Agente Comunitário de Saúde para se informar sobre o dia do seu acompanhamento!

Evite o bloqueio e suspensão do seu benefício Bolsa Família!

#AssistênciaSocial 03/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO 3 DIREITOS DOS AUTISTAS PARA VOCÊ FICAR SABENDO!

3 DIREITOS DOS AUTISTAS PARA VOCÊ FICAR SABENDO!

Lei Municipal nº 579/2022 - Institui, no âmbito do Município de Itaú a "Semana Municipal de conscientização do Autismo".

Lei Municipal nº 598/2022 - Agora, supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas comerciais, instituição de ensino, hospitais e órgãos públicos terão que incluir nas placas de atendimento prioritário referência a pessoa com transtorno de espectro autista.

Lei Municipal nº 599/2022 - Proíbe soltura de fogos de estampidos e artifícios.

Mais informação, menos preconceito!

Prefeitura Municipal de Itaú, trabalhando para construir uma cidade mais inclusiva e acolhedora!

#Saúde 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE!

Na tarde da última sexta-feira, dia 24 de março, a Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o Conselho Municipal de Saúde, realizaram a IX Conferência Municipal de Saúde, com o tema: "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia." ??

Foram desenvolvidas algumas pautas:

I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV - Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

Um momento muito importante e enriquecedor para discutir as políticas públicas de saúde que foram e serão realizadas em nosso município! ??

#Saúde 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE REALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITAÚ

Na tarde da última sexta-feira, dia 24 de março, a Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o Conselho Municipal de Saúde, realizaram a IX Conferência Municipal de Saúde, com o tema: "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia."

Foram desenvolvidas algumas pautas:

I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV - Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

Um momento muito importante e enriquecedor para discutir as políticas públicas de saúde que foram e serão realizadas em nosso município!

#Saúde 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Sexta-feira, dia 24/03, a Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho de Saúde, estará realizando a IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, com o tema: "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia".

24 de março

13h

Clube Acri

Para mais informações, procurar a Secretaria de Saúde, localizada na Prefeitura Municipal de Itaú!

#Transparência 10/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO AUDIÊNCIA PÚBLICA ACERCA DOS RECURSOS FINANCEIROS USADOS NA SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretária de Saúde, TORNA PÚBLICO e convida toda à população a participar da Audiência Pública sobre "TRANSPARÊNCIA ACERCA DO USO DE RECURSOS FINANCEIROS NA SAÚDE" do Município de Itaú-RN, referente ao 3º quadrimestre de 2022, a ser realizada no dia 13 de Março de 2023 (Segunda), a partir das 15hs na Câmara Municipal. ????

#Saúde 10/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO ATENDIMENTO NOTURNO EM ALUSÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O amor da sua vida, é você. Cuide-se!

Nesta quarta-feira, 08/03, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretária Municipal de Saúde realizou atendimento noturno com as mulheres de nossa cidade, uma noite totalmente voltada a ELAS!

Contamos com palestras, com o tema: Prevenção a endometriose e câncer de colo de útero. Exames preventivos, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, sorteio de brindes e muito mais!

As mulheres são símbolo de força e determinação, por isso merecem respeito, amor e dedicação!

#Saúde 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SAÚDE NO CARNAVAL: GRUPO DE HIPERDIA + BLITZ CARNAVALESCA

Durante essa semana que antecede o carnaval, a Prefeitura Municipal de Itaú, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou várias ações voltadas à saúde em nosso município! ??

O Bloco do Hiperdia esteve presente por toda cidade, fazendo atendimentos, ofertando serviços, sendo alguns deles:

- Aferição de pressão arterial

- Aferição de Glicemia Capilar

- Atendimentos médicos

- Distribuição de preservativos na Blitz Carnavalesca

Brinquem muito nesse carnaval, mas só não pode brincar com a saúde! ??????

#Saúde 10/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA À DENGUE

A PREVENÇÃO É A ÚNICA ARMA CONTRA A DENGUE! ???

A prefeitura Municipal de Itaú realizou nessa sexta-feira, 10 de fevereiro, o 1º mutirão de 2023 de prevenção à Dengue. Nesse momento, foi feito um mutirão de limpeza e retirada de materiais que pudessem ser foco do mosquito da Dengue. Os moradores não necessitaram sair de suas casas, somente realizar a limpeza do seu muro, ou, recolheram os materiais que pudessem juntar água e ser fonte de vetor do mosquito da dengue, e colocaram em frente as suas residências para que nossa equipe pudesse fazer o recolhimento e o descarte correto! ??

O mosquito da Dengue continua por aí, o perigo é para todos e o combate também! Faça a sua parte! ???

Prevenção à Dengue.

Prefeitura municipal de Itaú.

Construindo uma nova história!

#Saúde 02/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO FEVEREIRO LARANJA E ROXO

Estamos em fevereiro, mês da Campanha Fevereiro Laranja e Roxo. ????

?? A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura, e, com isso, os especialistas alertam para sintomas como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos.

?? Representado com a cor roxa, a data tem como objetivo aumentar a conscientização da população ao combate ao Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer.

Conheça algumas características dessas doenças:

?? Lúpus é uma doença inflamatória autoimune que afeta a pele, as articulações, os rins e o cérebro. Ela ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Pode levar à morte, se não for tratada adequadamente.

?? Fibromialgia é uma doença reumatológica que atinge cerca de 3% da população brasileira, especialmente as mulheres, conforme dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). A principal característica é o aparecimento de uma dor muscular crônica e generalizada, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor.

?? Alzheimer provoca restrições cognitivas, perda de memória e até demência, em alguns casos. A doença possui as fases leve, moderada e grave. É mais frequente em idosos e evolui gradativamente, causando prejuízos ao cérebro.

Por isso a importância da conscientização sobre essas doenças!

#Saúde 01/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PLANTÕES DO MÊS DE FEVEREIRO!

Nossos plantões semanais e dos fins de semana do mês de Fevereiro! ?

Prefeitura municipal garantindo mais saúde a população itauense. Confira os dias e veja qual será o médico plantonista que estará pronto para atender!

#Saúde 02/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO JANEIRO BRANCO!

Janeiro Branco!

Um novo ano, novas metas e resoluções.

Durante o primeiro mês do ano, te convidamos para conhecer o movimento #JaneiroBranco!

A campanha, criada por psicólogos, tem como objetivo chamar a atenção dos indivíduos, instituições e autoridades para a importância do cuidado da saúde mental na vida da população e, desta forma, promover a conscientização e prevenção.

O mês de janeiro foi escolhido porque no primeiro mês do ano as pessoas estão dispostas a refletir sobre as mudanças e o início de novos ciclos.

Igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais.

#Saúde 16/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO PROTEJA: I GINCANA SAÚDAVEL

PROTEJA: Programa que o município aderiu em 2021, que tem o objetivo de diminuir o índice de obesidade infantil!

Foi proposto um desafio de 15 dias sobre alimentação saudável para as crianças inseridas no programa, e ontem 15/12 foi o encerramento com a 1ª gincana saudável!

#Saúde 02/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO ESCALA MÉDICA DO MÊS DE DEZEMBRO!

Nossos plantões semanais e dos fins de semana do mês de Dezembro!

Prefeitura municipal garantindo mais saúde a população itauense. Confira os dias e veja qual será o médico plantonista que estará pronto para atender!

#PrefeituraMunicipal #MaisSaúde

#Saúde 20/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Na última quinta-feira, dia 17/11, foram realizadas atividades em prol da campanha Novembro Azul.

Foram realizados exames de PSA, atendimento médico, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testagem rápida (HIV e sífilis), além de também sorteio de brindes!

Afirma a Sec. de saúde que desde outubro, os exames de PSA vem sendo realizados dentro de nosso município!

#Saúde 16/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO NOVEMBRO AZUL: Noite de check-up com os homens de nosso município!

Em ano de copa, a torcida está em todos os lugares!

Não é aos 45º do segundo tempo, e sim a partir dos 45 anos de idade, os homens devem entrar em campo e reforçar que o melhor lance da partida é o cuidado com a saúde!

Prefeitura Municipal de Itaú, em parceria com a Secretaria de Saúde, promovendo uma noite de cuidados voltados para a saúde dos homens de nosso município!

Novembro azul, uma campanha que pode salvar vidas!

#Mulher 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Pedalada e caminhada rosa!

A Prefeitura municipal de Itaú através da Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta, convidar você mulher para participar desse momento esportivo em alusão ao "Outubro Rosa"!

Vista rosa e venha com a gente!

#Saúde 25/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Atenção homens de +45 anos! Procure nosso laboratório municípal e agende o seu PSA!

Atenção homem com 45 anos ou mais!

O PSA é um exame capaz de detectar o câncer de próstata através do sangue. O exame é indicado pelo menos 1 vez ao ano para todos os homens a partir dos 45 anos de idade! ??

Procure o laboratório municipal para agendar o seu exame!

Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria de Saúde, promovendo saúde e bem estar à todos!

#Saúde 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Coleta para análise ambiental da àgua do município de Itaú!

Na manhã desta segunda-feira, dia 17/10, a Secretária Municipal da Saúde, através da Vigilância Sanitária

realizou uma coleta de água para análise ambiental da mesma, no qual faz parte do projeto do governo estadual,

o SISÁGUA, que tem por objetivo avaliar a qualidade da água que é destinada a nosso município!

#Saúde 04/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Nossos plantões semanais e dos fins de semana do mês de Outubro!

Prefeitura municipal garantindo mais saúde a população itauense. Confira os dias e veja qual será o médico plantonista que estará pronto para atender!

#PrefeituraMunicipal #MaisSaúde

#Saúde 04/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Programação da campanha Outubro Rosa!

Se ame, se cuide!

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Dessa forma, as ações do mês de Outubro são totalmente voltadas para o cuidado com as nossas mulheres!

Fiquem atentas a nossa programação e participem desses momentos elaborados especialmente a vocês!

#Saúde 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Nossos plantões semanais e dos fins de semana do mês de Setembro Prefeitura municipal garantindo mais saúde a população itauense. Confira os dias e veja qual será o médico plantonista que estará pronto para atender! #MaisSaúde
#Saúde 29/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Comunicado Conselho Municipal Aviso de reunião com o conselho municipal de saúde
#Saúde 29/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Reunião do Conselho Municipal de Saúde

Nesta segunda-feira (29) aconteceu a sexta reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) na Sede do Conselho, localizada na Secretaria Municipal de Saúde.

A reunião teve como pauta: Prestação de conta do primeiro quadrimestre de 2022, conhecimento da solicitação de credenciamento de custeio de polo de academia.

#Maisaúde

#Saúde 08/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO MAS PARA ONDE VAI O IPTU?

MAS PARA ONDE VAI O IPTU? ???????

.

?Pavimentação de ruas;

?Saúde;

?Educação;

?Mobilidade urbana e outros.

.

Você contribui e a vida melhora para todos!

.

#itaú #prefeitura #iptu #crescemosjuntos #transparência

#Saúde 08/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Atendimentos no mês de Julho

A Prefeitura de Itaú, através da Secretaria de Saúde, vem a cada dia se esforçando e trabalhando para que haja desenvolvimento e progresso na saúde, visando atender a alta demanda do nosso município, foram realizadas mais de 100 Ultrassonografias no mês de Julho.

Só na última semana, foram realizadas cerca de 60 ultrassonografias na UBS Mãe Arlinda, proporcionando à população a promoção desses exames de forma rápida e gratuita, a fim de diminuir a fila de espera.

#Maisaúde

#Saúde 03/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Cronograma atendimentos de fisioterapia

Confira acima o nosso cronograma de atendimentos de fisioterapia.

Promover mais saúde e cuidado para os Itauenses é uma busca constante da Prefeitura de Itaú, através da Secretária Municipal de Saúde.

#fisioterapia #maissaude

#Saúde 03/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Entrega de Tablets aos Agentes de Saúde Na manhã desta quinta-feira (04) foi realizada a entrega dos Tablets aos nossos Agentes de Saúde. #Maisaúde
#Saúde 02/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Plantões médicos Agosto

Nossos plantões semanais e dos fins de semana do mês de Agosto ?

Prefeitura municipal garantindo mais saúde a população itauense. Confira os dias e veja qual será o médico plantonista que estará pronto para atender!

#PrefeituraMunicipal #MaisSaúde

#Saúde 29/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO JULHO AMARELO

Alguns registros da nossa ação em alusão ao Julho Amarelo que aconteceu na última quarta (28), voltado para ações de combate e prevenção às hepatites virais, com os profissionais da educação.

Na oportunidade foram realizados testagem rápida de hepatite B e C, Verificação de Glicemia Capilar e Pressão Arterial e também vacinação contra hepatite B, tétano e Febre Amarela.

Também ocorreu uma palestra de educação em saúde com a convidada Dra. Taianny Bessa sobre o tema Hepatites Virais.

#previna-se #Vacine-se #Façaoteste

#Saúde 25/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Reunião do Conselho Municipal de Saúde Dia 25 ás 15h na Sede do Conselho Municipal de Saúde
#Saúde 20/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Projeto Minha escola nota 10

A prefeitura de Itaú, através de uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde estarão atuando nas escolas do nosso município do dia 21 a 27 de Julho.

A mobilização faz parte do Projeto Minha Escola Nota 10, o projeto tem como intuito a atualização das cadernetas de vacinação dos alunos de cada escola, para que assim, a imunização no ambiente escolar esteja sempre atualizada e eficiente.

Confira acima o nosso cronograma ??

#Saúde 15/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOLETIM COVID 15/07/2022 BOLETIM COVID (15/07/2022)
#Saúde 13/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Atendimento Zona Rural

Nesta quarta-feira (13), foram realizados os atendimentos da saúde na Zona Rural ??

A Prefeitura de Itaú agradece mais uma vez a todos os nossos profissionais pelo empenho e pelo cuidado prestado aos moradores do Sítio Acaua.

Fechamos nossos atendimentos no sítio com:

24 Atendimentos médico

13 Atendimentos odontológicos

11 Avaliações nutricional

Vacinação ?? - contabilizando 73 pessoas vacinadas.

#Saúde 08/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOLETIM COVID 08/07/2022 BOLETIM COVID (08/07/2022)
#Saúde 05/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prestação de contas - Secretaria de Saúde

Buscando sempre um governo transparente, a Prefeitura municipal de Itaú, através da Secretária de Saúde apresenta a prestação de contas do mês de Junho/2022.

#Saúde 04/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Escala médica do mês de Julho

Nossos plantões semanais e dos fins de semana do mês de Julho ?

Prefeitura municipal garantindo mais saúde a população itauense. Confira os dias e veja qual será o médico plantonista que estará pronto para atender!

#PrefeituraMunicipal #MaisSaúde

#Saúde 04/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOLETIM COVID 04/07/2022 BOLETIM COVID (04/07/2022)
#Saúde 24/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOLETIM COVID 24/06/2022 BOLETIM COVID (24/06/2022)
#Saúde 16/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOLETIM COVID 16/06/2022 BOLETIM COVID (16/06/2022)
#Saúde 10/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Dia D de vacinação Antirrábica

Alguns registros do nosso dia "D" de vacinação antirrábica realizado no bairro Nossa Senhora das Dores nessa sexta (10).

#Saúde 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prestação de contas - Secretaria de Saúde

Buscando sempre um governo transparente, a Prefeitura municipal de Itaú, através da Secretária de Saúde apresenta a prestação de contas do mês de Maio/2022.

#Saúde 01/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Escala médica Junho

Nossos plantões semanais e dos fins de semana do mês de Junho

Prefeitura municipal garantindo mais saúde a população itauense. Confira os dias e veja qual será o médico plantonista que estará pronto para atender!

#PrefeituraMunicipal #MaisSaúde

#Saúde 14/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOLETIM 14/02/2022 BOLETIM (14/02/2022)
#Saúde 08/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOLETIM COVID 08/02/2022 BOLETIM COVID( 08/02/2022)
#Saúde 02/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOLETIM COVID 02/02/2022 BOLETIM COVID (02/02/2022(
#Saúde 29/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOLETIM COVID 29/01/2022 BOLETIM COVID (29/01/2022)
#Saúde 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOLETIM COVID 20/01/2022 BOLETIM COVID (20/01/2022)
#Saúde 12/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOLETIM COVID 12/01/2022 BOLETIM COVID (12/01/2022)
#Saúde 26/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Encerramento do Outubro Rosa

Nesta terça-feira realizamos nossa ação de encerramento do Outubro Rosa na praça de eventos Maria das Neves Fernandes.

Uma tarde de dança aeróbica com a profissional de educação física Letícia Leão, com a participação da médica Heloísa Rêgo e da secretária de saúde Márcia Carvalho.

Todo tempo é tempo de prevenção. Se ame, se cuide!

#Saúde 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Na tarde desta sexta-feira aconteceu o nosso Chá das rosas Na tarde desta sexta-feira aconteceu o nosso Chá das rosas
#Saúde 08/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Dia “D” de cuidado com nossas mulheres em alusão à campanha do Outubro Rosa Dia “D” de cuidado com nossas mulheres em alusão à campanha do Outubro Rosa
#Saúde 01/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Hoje começa o Outubro Rosa.

Hoje começa o Outubro Rosa.

Tempo de lembrar que: QUEM SE AMA, SE CUIDA!

O mês de outubro é voltado a promover a conscientização e a importância da prevenção do Câncer de Mama.

Faço o autoexame e vá ao seu médico regularmente. São as mulheres que trazem vida ao mundo. Cuidar de você é cuidar de todos.

A prefeitura municipal de Itaú apoia a causa!

#Saúde 27/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Vacinação Antirrábica

Na última sexta feira, os agentes de endemias do nosso município finalizaram os trabalhos de vacinação antirrábica no bairro da Felicidade, onde foram vacinados 361 animais.

Os animais que não foram vacinado, devem ser levados aos pontos de vacinação no "dia D" 2 de outubro.

#Saúde 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil.

Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Hoje é dia de reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência.

A prefeitura municipal de Itaú apoia essa campanha!

#Saúde 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Saúde na Zona Rural

Nossa equipe de saúde junto a médica de estratégia e saúde da familia, Heloísa Rêgo realizou cerca de 15 consultas na tarde desta última segunda-feira (20), nos Sítios São Bento, São Francisco e Provedor.

Na oportunidade também foram verificados os sinais vitais e feito testes de glicemia Capilar.

A prefeitura de Itaú agradece pelo trabalho incansável dos nossos profissionais de saúde

#Saúde 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Ação em alusão ao Setembro Amarelo

Alguns registros da nossa ação em alusão ao setembro amarelo, que aconteceu nesta última segunda-feira (20).

Na oportunidade ocorreu um passeio ciclístico pelas principais ruas de Itaú, ações de panfletagem sobre a importância do setembro amarelo no centro da cidade, apresentações e falas do Prefeito André Júnior e dos psicólogos do município.

A prefeitura de Itaú acredita que TODA VIDA IMPORTA!

#Saúde 31/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Campanha Antirrábica e a Campanha de Chagas Os agentes de endemias do nosso município, realizaram a Campanha Antirrábica e a Campanha de Chagas, no período de 23 a 30 de agosto em parte da zona rural de Itaú.
#Saúde 20/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Itaú realiza consultas de reumatologia pela primeira vez

A prefeitura de Itaú, através da secretaria de saúde, mediante as demandas do nosso município, realizou na tarde desta quinta-feira (19), pela primeira vez, consultas de reumatologia com Dr. Jean Falcão.

É o governo de Itaú sempre buscando o melhor atendimento para nossa população.

#Saúde 18/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BOA NOTÍCIA AO NOSSO MUNICÍPIO

O nosso município foi contemplado nesta com uma câmara fria, doada pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (@cosern_oficial ). Toda via a doação se deu por meio do termo de adesão que teve por objetivo ação e eficiência energética em unidades consumidoras para suporte a vacinação contra a covid-19.

O Prefeito André Júnior junto a Secretária de Saúde, Márcia Carvalho, destacaram a importância para o município em receber essa câmara fria, pois contribui e muito no armazenamento ainda mais seguro das vacinas.

#Saúde 16/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Agosto Dourado,mês de conscientização do aleitamento materno.

Nesta segunda-feira (16), a prefeitura municipal de Itaú promoveu uma ação conjunta da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Assistência Social, voltada para o mês de conscientização do aleitamento materno.

O evento foi voltado para as gestantes Itauenses e contou com uma palestra sobre aleitamento materno ministrada pela Dra Heloísa Rêgo e já o Psicólogo Leonardo ministrou uma palestra sobre psicológico e o medo do parto.

#Saúde 18/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Mais um serviço de saúde chega para somar as especialidades oferecidas em nosso município. O Ecocardiograma já pode ser feito em Itaú.
#Saúde 26/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Prefeitura de Itaú adquire testes Swab rápidos para Covid-19

A Prefeitura de Itaú, através da secretária municipal de saúde, visando sempre a melhor maneira de atender a população, realizou a aquisição de testes Swab rápidos de alto padrão para detectar a covid-19 em pacientes sintomáticos que procuram as Unidades de saúde municipais. Os testes começaram a ser utilizados nessa quarta feira e devem ser aplicados preferencialmente do primeiro ao sétimo dia do início dos sintomas.

A realização da testagem rápida permite a identificação de pessoas infectadas pelo vírus e o encaminhamento imediato desse paciente ao isolamento social e ao devido tratamento médico. O teste faz a detecção de antígeno para COVID-19, com amostras de swab (cotonete), o qual será introduzido no nariz até a região conhecida como nasofaringe, constando positivo ou negativo e o resultado fica pronto em cerca de 30 minutos.

O exame é de alto padrão, produzido pelo laboratório Abbott, referência para os americanos. O modelo foi aprovado pela Anvisa no fim do ano e foi adquirido como mais uma forma de atender melhor os Itauenses, que agora contam com 4 tipos de testagem, que são o teste rápido, sorologia, Swab padrão e Swab rápido. Esses exames são realizados de acordo com a prescrição médica.

A Prefeitura ressalta a importância do engajamento de toda a população para conter a pandemia da covid-19. Contra o coronavírus a prevenção é a melhor solução!

#Saúde 24/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Aquisição de dois novos aparelhos para o laboratório municipal

A prefeitura de Itaú, através da Secretária municipal de saúde realizou a aquisição de mais duas máquinas para o laboratório de análises clínicas municipal.

? Um analisador bioquímico automático que é utilizado para determinar a presença de metabolitos em amostras biológicas, por exemplo de sangue ou de urina, a fim de diagnosticar diversas doenças.

? Um analisador hematológico automático, que destina-se a realizar hemogramas. Trata-se de um dispositivo que efetua a análise quantitativa e morfológica dos elementos figurados do sangue: glóbulos vermelhos (eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos).

Para o bioquímico do município, José Vidal, foram aquisições importantes e necessárias para o nosso laboratório municipal.

#Saúde 11/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Atenção agricultor Itauense!

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa inicia no dia 01 de Junho.

A finalidade da ação é livrar o município da doença. O prazo para imunização do rebanho de bovídeos se encerra no dia 30 de junho e o prazo para que a declaração seja feita é até o dia 15 de Julho.

No quesito legal e burocrático do processo, a Secretaria de Agricultura de Itaú dará apoio aos criadores do município.

#Saúde 03/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Mais uma médica PSF para o município

Na manhã desta segunda feira (03), a saúde do município de Itaú ganhou mais uma médica PSF.

Maria Zilda irá atender na Unidade Básica de Saúde Mãe Dália nas terças, quartas e quintas.

É a prefeitura municipal, junto a secretaria de saúde buscando sempre o melhor para os Itauenses.

#Saúde 29/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Mais de 30 consultas cardiólogicas

É a prefeitura municipal junto à secretaria de Saúde sempre buscando assegurar a melhor qualidade de vida para a população Itauense

#Saúde 28/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Mais de 20 consultas psiquiátricas

Nesta quarta-feira (28), realizamos nossas primeiras consultas psiquiátricas com o especialista do município e obtivemos resultados satisfatórios.

#maissaúde

#Saúde 17/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Nosso município ultrapassa a marca de 1.000 vacinados

Na tarde de hoje, Itaú ultrapassa a marca de 1000 pessoas que receberam a 1° dose da vacina contra a COVID-19, e isso é motivo de imensa alegria para toda a população.

A Prefeitura de Itaú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento segue trabalhando incansavelmente na luta contra o novo coronavírus.

Mas não é hora de relaxar, essa luta é de todos nós, continuem seguindo todos os protocolos de prevenção e vamos juntos vencer essa luta.

#PrefeituraMunicipal #SecDeSaúde #Covid19

#Saúde 16/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Itaú receberá 110 doses da vacina contra a Covid-19

Chegamos com mais uma notícia boa para a população! ????

Itaú irá receber amanhã, sábado (16), mais 110 doses contra a Covid-19 que irão imunizar pessoas

da faxia etária de 65, 64 e 63 anos que ainda não tomaram a vacina, e, para melhorar ainda mais, as doses serão aplicadas no mesmo dia, período da tarde!??

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, segue firme

na luta contra o coronavírus. Então, não esqueçam: continuem seguindo os protocolos de segurança.

Precisamos da colaboração de todos.??

#Itaú #Vacinação #Coronavírus #UseMáscara #PrefeituraMunicipal #secsaúde

#Saúde 12/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Vacine-se contra a Influenza

A campanha de vacinação contra a gripe já começa nesta terça (13). A ação será dividida por etapas e grupos prioritários. É fundamental que a vacinação contra a gripe seja feita. Com a população imunizada, reduziremos o número de casos de internação e óbitos pelas complicações da Influenza.

#MaisSaúde #PrefeituraMunicipal #SecretariadeSaúde

#Saúde 11/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Mais saúde para a população Itauense

É a prefeitura municipal junto à secretaria de Saúde sempre buscando assegurar a melhor qualidade de vida para a população Itauense.

#Saúde 09/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Itaú receberá 55 doses da vacina contra a Covid-19

Pra fechar a noite, chegamos com mais uma notícia boa para a populaçao! ????

Itaú irá receber amanhã sábado (10), mais 55 doses da vacina contra a Covid-19 que irão imunizar pessoas

da faxia etária de 65 a 66 anos, e, para melhorar ainda mais, as doses serão aplicadas no mesmo dia no período da tarde! ??

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, segue firme

na luta contra o coronavírus. Então, não esqueçam: continuem seguindo os protocolos de segurança.

Precisamos da colaboração de todos.??

#Itaú #Vacinação #Coronavírus #UseMáscara #PrefeituraMunicipal #SecSaúde

#Limpeza 09/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Mutirão de prevenção à Dengue

Nessa sexta-feira (09), a Prefeitura Municipal de Itaú realizou o 3º mutirão de limpeza no bairro Nossa Senhora das Dores, dando continuidade as ações de prevenção à Dengue no município.

Ressaltamos a importância da participação da população, ao realizar a limpeza em seus muros. Essa parceria é o caminho para prevenir e combater a dengue no município.

Junto Somos Mais Fortes!

Prevenção à Dengue.

#Saúde 08/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Itaú ganha quatro especialistas

A Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria de Saúde, comunica com muita satisfação à todos Itauenses, que mais conquistas foram alcançadas na área da saúde.

Agora nosso município contará com a implantação de 4 novas especialidades, sendo elas:

?Oftalmologista

?Cardiologista

?Psiquiatra

?Ortopedista

A saúde em nosso município é prioridade! ??

#Maissaúde #Secretariadesaúde #PrefeituraMunicipal

#Saúde 06/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Pimeiro espaço para reabilitação em Itaú
#Saúde 06/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Novo Decreto Municipal N° 015/2021

O toque de recolher volta a ser posto em prática de segunda a sábado das 20h até as 06h do dia seguinte, e em tempo integral nos domingos e feriados.

?

Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas para consumo em ambientes público e coletivo, inclusive restaurantes, lojas de conveniência, praça de alimentação e similares.

Bares, restaurantes, lanchonetes e similares funcionarão das 11h às 20h, capacidade de 50% limitada, seguindo os protocolos. Consumo e atendimento apenas para clientes sentados. Sendo proibido o consumo de bebidas alcóolicas.

?

O Comércio poderá funcionar, mas sob rígido controle sanitário, limitada a frequência de pessoas a 50% da capacidade do espaço do estabelecimento ou ao limite máximo de uma pessoa por cada cinco metros quadrados, o que for menor. O horário de funcionamento será das 8h30 às 17h30.

?

Permanecem suspensas as aulas presenciais das redes de ensino pública, devendo, quando possível, manter o ensino remoto. Poderão funcionar em sistema híbrido (presencial e remoto) apenas as escolas e instituições de ensino até o 5°ano do ensino fundamental da rede privada de ensino.

?

O decreto também flexibiliza o funcionamento de igrejas e academias. Ambas só podem funcionar das 6h às 20h. As celebrações religiosas podem ser realizadas em ambientes coletivos, desde que a ocupação não seja superior a 20% da capacidade, respeitando sempre o limite de uma pessoa por cinco metros quadrados.

Fica proibido a realização de quaisquer eventos públicos e privados. Fica proibido o acesso nos finais de semana e feriados, em açudes, cachoeiras nos locais públicos e de uso coletivo.

Continuam suspensas as atividades recreativas ou esportivas em campos, quadras, ginásio e similares.

#Saúde 09/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Itaú: Semana da Mulher + Saúde

Uma semana para homenagear aquelas que diariamente contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e mais igualitária pra todos.

Convidamos à todas para participarem da nossa Semana da Mulher +Saúde.

Confira a nossa programação e não fique de fora!

#Secretariadesaúde #PrefeituraMunicipal #+Saúde

#Saúde 08/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO Vigilância Sanitária em Itaú

No último sábado (07/03), a Prefeitura de Itaú, através da Vigilância Sanitária, da Polícia Cívil e da Polícia Militar, visitou vários comércios e bares para orientar quanto ao novo Decreto N°009/2021, que foi adotado pelo município.

Nesse primeiro dia, o trabalho foi apenas de orientação, os fiscais conversaram com os empresários e explicaram os motivos que levaram o município a adotar o Decreto, que foram: 100% de lotação dos leitos de UTIs e o aumento significativo do número de casos de Covid-19.

É importante lembrar que a pandemia ainda não passou, e que temos que ajudar no combate, com uso de máscara, álcool em gel e evitando aglomerações.

#Saúde 05/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO TESTE SWAB CHEGA AO MUNICÍPIO DE ITAÚ

O teste Swab (RT-PCR- Molecular) é o responsável pelo diagnóstico padrão da Covid-19. Para isso é usada uma espécie de cotonete para colher o material, preferencialmente, obtido de raspagem de nasofaringe. O teste identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento domiciliar ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.

É a prefeitura municipal de Itaú, junto a secretária de saúde buscando sempre aumentar o suporte nas UBS do município, frente aos serviços de enfrentamento da pandemia.

Assessoria de comunicação Prefeitura Municipal de Itaú/RN

comunicacaopmitau@hotmail.com

Telefone Fixo: + 55 (84) 3371-2222

www.itau.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 09:38:21